quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Seres Diferentes

Hoje indo pro trabalho vi uma cena que mexeu profundamente comigo,me fez pensar em muita coisa,foram instantes quase que mágicos.Foi uma coisa simples algo do cotidiano,mas que remete pra um pensamento bem mais profundo e até critico que nem eu tinha percebido.

Estava no metro quando entrou uma mulher com um jovem que aparentava ter problemas mentais (não era síndrome de Down), assim que entraram um jovem concedeu o lugar ao rapaz bem em frente onde eu estava em pé.Então fiquei observando ele meio distraído, foi quando ele começou a fazer algo que me emocionou. A senhora que estava com ele era a mãe dele, e este jovem começou a acaricia-la, a olhar pra ela em silencio e as vezes balbuciava um "TE AMO".






No momento fiquei meio pasmo com tamanho carinho e a senhora respondia com tenros olhares e caricias em seus cabelos.Ele a tocava no braço,nas mãos e encostava sua cabeça em sua barriga, como as crianças pequenas costumam fazer.






Passei a pensar o quão especial era aquilo, e também que muitas pessoas o consideravam um "deficiente",ou um "retardado" como já vi muitas pessoas chamarem pessoas que tem problemas mentais.Mas daí me veio uma coisa: Pessoas assim são completos, pois eles fazem coisas que nós que auto nos denominamos normais não fazemos.


Eles vivem em um mundo bem mais simples, não tem medo de demonstrar suas emoções e sentimentos seja em qual situação for,enquanto nos "os normais" procuramos motivos e desculpas pra nos esconder e nos tornarmos cada dia mais "frios" com quem está ao nosso redor.

E sem perceber comecei a balbuciar uma música do Radiohead -Fake Plastic Trees- que a muito tempo atrás passou em um comercial que também marcou muito,apesar do comercial mostrar um garotinho com Síndrome de Down ele foi capaz de despertar a atenção de todos pro "pré-conceito" que criamos a respeito das coisas e das pessoas.E um julgamento precipitado daquilo que nos parece "estranho".

Essa cena permaneceu comigo durante todo o dia e pensei a quanto tempo não faço o mesmo com minha mãe,com meu irmão,meus amigos.Há quanto tempo eu não digo um simples "EU TE AMO" a quem é importante para mim.Aos poucos deixamos a correria do dia-a-dia nos tirar o que temos de precioso e de belo,gestos simples e pequenos que podem ser grandiosos aos olhos de quem os recebe.

E hoje por alguns momentos eu me senti o "diferente" o "doente",diferente por ser alheio ao meu próximo,o doente por não demonstrar tanto o quanto devia aos que fazem parte da minha vida o quanto os amo.

E será que nos somos mesmo os "Seres Normais"???







P.S: No proximo post respondo o meme que recebi....



Link para essa postagem


22 Confissões:

de mulher pra mulher disse...

perdoe a invasão.. vim através do blog bem resolvida..sabe li seu post e fiquei tão emocionada...pois será que somos normais?? gostei da sua frase..sou enfermeira e já vi de tudo nessa minha vida..me lembro da música e do comercial que vc citou...é emocionante mesmo..agora te rspondo uma coisa...
somos sim seres normais todos somos normais...
suave seja!!
bjos..no coração
.
.
Sandrinha


PS: possso te linkar? adorei te ler.

Anônimo disse...

Oi meu querido!
Pois eh,já me deparei com essa cena, um dia indo na prefeitura...
Me fez pensar em como sou abençoada por ser e ter um filho "perfeitinho"
Tanta gente reclamando da vida, pensando em tirar a propria vida, olhando somente para seu umbigo...
Esquece de agradacer todos os dias por estar vivo somente, sorrir para a vida, dizer o EU TE AMO para as pessoas queridas...
Eles são mais que normais, são especiais, por mais "diferentes" que sejam eles tem algo que fazem deles totalmente especiais, a alegria de viver...

Psiu! Já falei que te amo hoje?!

Beijos

Camila disse...

Afinal... ser diferente é normal, não é mesmo!
Penso que todos deveriam ser "puros" assim ao demostrar afeto!
Parabéns pelo post!

Ps. Quanto ao show do Leoni... fala sério?! Tava bom demais! Mesmo quando deu problema na energia eletrica!
=D

Bem Resolvida disse...

Tbm já presenciei crianças "especiais" demonstrando carinho. Eu mesma já recebi carinho de uma menina assim em um onibus uma vez. Eu estava em pé e ela estava sentada na minha frente, no colo da mãe, devia ter uns 6 anos. Pegou na minha mão, sorria e mandava beijos. FIquei muito emocionada, me segurando pra não chorar ali naquele onibus cheio. Aí tbm fiquei mandando beijos pra ela.

Hoje cedo no onibus era eu a entupir minha filhota de beijos e "eu te amo"s ao pé do ouvido....

Isso é muito bom!!!

jguerra disse...

Olá. Confesso que às vezes, não sei que é anormal e normal neste mundo de preconceitos, olhares desviados, etc.

Inside Me disse...

o mundo anda tão complicado, o ser humano tem mania de excluir e achar feio tudo que é diferente, tem hora que humanos é o menos que somos, fazemos coisas que chega doer em quem tem sentimentos e coração! parabéns pelo post. amei aqui, bjs meus

Allana disse...

Sentimentos grandes cabem em pequenas coisas não é? incrivel , não entendo muito bem dessas doenças e nem sei direito como é o mundo dessas pessoas , mas imagino q seja isso mesmo mais simples...

Dizer te amo..essas coisas...é cada vez menos normal né... estranho

Bem mas agora temos esses tals "EMOS" q querem colocar tudo para fora..

Eu vivo na defensiva mesmo em relação aos meus "Te amos" ...coisa a se pensar

Vivian disse...

...a inteligência de Deus usa caminhos "anormais" para nos alertar...e este da sua narrativa foi um deles que o fez acordar para esta linda reflexão, e é claro, nos fazer refletir também...lindo isso...muahhhhhh

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Uma grande verdade acabo de ler aqui.Parabéns pelo belo e sincero texto.

bb disse...

Olá querido Amigo.
MIlhões de desculpas por não comentar mais teus posts, não tive muito tempo nos últimos dias...
Quero agradecer pelo mimo que deixastes em teu blogger para mim. Obrigada! :)
Quanto ao teu post atual...
Hoje em dia como tu mesmo disse as pessoas chamam pessoas com alguma deficiencia de "retardados", mas não notam que retardados é o preconceito do falante. Em minha família, existem três casos de problemas mentais, e mesmo assim, são pessoas muito amorosas que possuem sentimentos e como tu disse eles vivem num mundo bem mais simples e felizes, sem dificuldades.
Admiro muito esses grandes seres com grandes corações.
Sobre o comentário que fizeste em meu blogger, das The Pussycat Dolls, realmente elas seduzem muitos homens, elas tem o dom de Seduzir, hehe. Não sei se tu ja assistiu o clipe de lançamento do primeiro single delas, entitulado "When I Grow Up", se caso não assistiu é só me avisar que lhe passo o link do you tube, acredito que tu irá gostar, pois eh muito o estilo de Don't cha.
Beeijão! Que tu tenha uma linda Quinta-feira.

Anônimo disse...

Oi eu me emocionei lendo o seu texto muito bonito e a mais pura verdade vc sabe q eu ultimamente
tbm faz tempo q não digo eu te amo a meus pais o a meus familiares mais próximos,a situação vai bem por ai mesmo a maioria das pessoas
acabam se fechando formando uma redoma em torno delas impedindo q outros se aproximem e q elas mesmas possam demonstrar sinais de amor.
existe tbm um preconceito muito grande com pessoas portadoras de necessidades especiais,porém eles
expressam o q sentem um amor incondicional q nada além de amor é o q querem em troca,lindo mesmo de se ver.

Bjaum.

de mulher pra mulher disse...

obrigada pela visita...pode responder aonde vc quiser no cheia de manha ou no branco ausencia os dois são meus o outro é de um amigo que me incluiu para pder escrever meus pensamnetos nele vou te linkar nos dois ok
suave seja!!
bjos..no coração
.
.
Sandrinha

PS: meus blog são dois temas diferentes como sou lés..no cheia de manha falo do meu amor pela minha amada e tb assunts relacionados ao homosseualismo no outro que vc deixou o comentário falo de min do meu eu que há aqui dentro minhas neuras, minhas crises, minhas dores,meus medos..fique a vontade aonde c quiser
bjosssss

"Atre" disse...

Wanderson engraçado que a gente que tanto ser aceito COMO É...mas discrimina fácil os outros...
E discrimina por TUDO...
peso, altura, cor, religião, gosto musical...
E vê como COITADOS ou como descartáveis a sociedade quem não tem as características físicas ou mentais que 'caracterizam" o ser humano....
e a gente tem mais PENA de quem more JOVEM do que quem more VELHO...e acha que HOMEM isso...MULHER aquilo...
os erros dos outros são SEMPRE MAIORES E PIORES que os nossos...mesmo que na realização fossem 100% iguis...
Enfim...SOMOS TODOS deficientes...
Apenas ALGUMAS deficientes são mais vizíveis aos olhos...
e no fim, tudo bobagem que infelizmente causa muita dor...e retarde em MUITO a evolução do ser humano...
Opinião minha, claro... que também costumo ver com MUITO MAIS CARINHO as minhas "deficiências" que as dos outros....

Bitocas moço

Silvia Lima disse...

Eu tenho uma irmã especial, é a criatura mais doce, meiga, amiga que já conheci. Foi um presente que o papai do céu nos mandou, é um ser capaz de atitudes maravilhosas. Amei seu post.

Silvia Lima disse...

Mudando de assunto e respondendo ao comentário no meu blog, com esse par de olhos lindo que vc tem, nem precisa pedir duas vezes, rs.
bjs

*** Cris *** disse...

Wanderson adorei a forma como vc abordou essa questão de "pessoas normais" e "anormais", somos todos iguais!!! E dizer "eu te amo" não dói nada a quem diz e faz um bem enorme a quem escuta.
Gostei daqui!
Bom dia!

Casal do Arrocha disse...

Esse post me tocou e me fez pensar realmente se somos os "normais"!?
Coincidentemente acabei de postar sobre o grande amor que sinto por meu maridão!
Ótimo post!
Bjs.

Unknown disse...

lindo né...eles são super carinhosos...
minha mãe foi professora de criancinhas down...
ahh e a japa me deu a foto q eu pedi. mas tu pode me dar outras.., ahaha
bjussssss

"Atre" disse...

Oiiiiiiiiiii moço....
Passando pra te desejar um fim de semana ÓOOOOOTIMO... e não esquece de aumentar o estoque de camisinhas porque amanha dia 6/9 é DIA DO SEXO.

bitocas

Anônimo disse...

Nossa, belíssimo texto.
Nós crescemos e vamos começando a nos esconder em nós mesmos. Ficamos com receio de ser quem somos, de dizer o que queremos e de demonstrar afeto à nossa maneira.
Vamos criando um verdadeiro muro onde guardamos todas as decepções e dores pelas quais passamos até hoje.

O jovem que vc viu no metrô - assim como tantos outros que vemos constantemente - não tem esse medo do que sente. Ele simplesmente sente!
Cenas como essa deixa qualquer um com nó na garganta de emoção e permite uma reflexão profunda: Em que estamos nos transformando?
Por que 'normal' é não precisar ter medo de si mesmo ou do que sente. Anormais somos nós que não sabemos ser espotâneos nas atitudes que insistimos em calcular e no sentimento que vivemos escondendo como se ele não fizesse parte de nós.


Mais uma vez: Belíssimo Texto.
Tenha um excelente final de semana e diga àqueles que ama, que você os ama.
=**

Lais disse...

Eles são sinceros...essa semana tive uma palestra sobre inclusão...eles já percorreram um longo caminho, mas acho q o caminho ainda continua longo....

E adoro essa música do Radiohead

Afrodite disse...

Me deixou com lágrimas esse seu post...é por essas e outras que sempre que posso digo ao meu marido,meus filhos,as pessoas que me cercam e eu amo um 'EU TE AMO,SABIA?'.
VC TEM RAZÃO AO DIZER QUE MUITAS DAS VEZES OS 'DOENTES' SOMOS NÓS...e não eles.Acho,na verdade,que a designação dada atualmente a eles é a mais correta;'ESPECIAIS'.É isso que de fato eles são...
bjo!